O rural no urbano, uma coexistência pacífica e conflituosa mas necessária

by Open Science Repository Sociology
(February 2013)

Abstract: Numa era em que as cidades moçambicanas têm estado a registar um fluxo migratório desusado 1, resultante não somente do movimento campo-cidade (êxodo rural), como também de movimento pendular das zonas periféricas da cidade, torna-se imperioso estudar a influência desses movimentos no lugar de chegada (cidade) e possíveis consequências.

As repetidas viagens feitas, pelo autor, às principais cidades capitais de Províncias moçambicanas, para outras missões, criaram um interesse e curiosidade em analisar a visível coabitação entre o rural e o urbano. Neste artigo pretendemos discutir aspectos ligados ao estilo de vida, comportamentos e atitudes dos indivíduos face à cidade, olhando para os valores e características físicas rurais que coabitam de forma pacífica e conflituosa mas necessária, com a cidade.

O trabalho recorre à revisão da literatura e trabalho de campo para sustentar determinadas posições. Quanto à revisão de literatura, procuramos abordar as várias teorias ligadas à sociologia, em particular as da sociologia urbana, com destaque aos autores da Escola de Chicago. No que concerne ao trabalho de campo, apenas traremos um leque de imagens fotográficas retiradas nas cidades de Maputo e Beira, que procuram retratar aquilo que no nosso entender corresponde à coexistência pacífica entre o rural e o urbano. Para melhor nos situar no assunto, começamos por discutir os principais conceitos, referimo-nos a: rural, urbano, campo, cidade, conflito e darwinismo social. De seguida, a abordagem teórica, os espaços rural e urbano, breve análise situacional e a conclusão.

Keywords: coexistência nas cidades, cultura rural, cultura urbana, Moçambique, sociedade.


Full text




doi: 10.7392/Sociology.70081923.

Click here to post comments

Return to journal abstracts.